Púca...
- luaemp
- 21 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Eu já vos podia ter confessado que sou doida por uma boa história… Se a história tiver magia à mistura tanto melhor… Até porque adoro magia… Pior, acredito em magia e talvez por isso consiga equilibrar-me neste mundo tão desencantado…
A Irlanda tem um folclore riquíssimo… É um país mágico onde as personagens mais doces e terríveis se encontram em qualquer esquina, interligadas com as mais variadas coisas e ocasiões… Cresce-me sempre água na boca quando alguém me fala de uma nova lenda. E, por aqui, são quase todas novas. Estão a imaginar a minha excitação!
Não precisarei dizer que o folclore de qualquer povo é um tremendo manancial de conhecimento da sua cultura e mesmo, digo eu, da sua personalidade.
Virei, muitas vezes, partilhar estas histórias convosco. Será, pelo menos, um bom pretexto para poderem relaxar da azáfama dos dias…
Hoje, e porque se entrelaça com o Samhain, logo com o Halloween, trago-vos a lenda do Púca ou Pooka, que por esta altura do ano é celebrada, em grande, com um festival com o mesmo nome, por toda a Irlanda.
Púca, em irlandês, significa "fantasma/espírito"... Embora seja descrito como uma criatura de cabelos ou brancos ou pretos, não era pela cor do cabelo e curiosamente nem por ser um fantasma, que ele era "temido", mas sim pela sua capacidade de mudar de forma, aquando das suas saídas nocturnas — de dia não fazia investidas… coisas de espíritos! 😉
Na verdade, os relatos não são unânimes quanto à sua aparência, o Púca tanto pode ser um velho ancião, como um cavalo selvagem com uma bela extensa crina e olhos dourados ou um bode, coelho, etc. Mas seja qual for a forma que tome, os olhos são sempre grandes e dourados.
Também há divergências quanto ao seu habitat natural: há quem afirme que vive nos campos irlandeses, ou nas montanhas mas também há quem acredite que a criatura habita nos lagos profundos das montanhas (versão que faz sentido pois existem lagos que os irlandeses chamam de "Pooka Pools" ou "Pollaphuca"(piscinas do diabo ou buracos do diabo). Bem, mas se ele se pode transformar livremente, todas as versões são legítimas.
Há inúmeras histórias com esta caricata e intrigante personagem e em nenhuma delas é violento ou malfeitor. Pelo contrário, parece ser um espírito brincalhão com um misto de moralidade à mistura. Mas, como tudo na vida, há quem o veja como uma criatura que pode ser má para quem cruzar o seu caminho. Cá para mim são más línguas, pois, como disse, não há relatos de qualquer violência.
Conta-se por exemplo que quando assume a forma de cavalo, é geralmente para colocar na garupa os humanos completamente bêbados à saída dos pubs ou festas, levando-os numa velocidade estonteante, e largando-os perto de suas casas. Creio que os bêbados não devem ganhar para o susto — se é que ainda estão em estado de se aperceberem do que lhes está a acontecer. Se isto é maldade, vou ali e já venho!
Mais, eles adoram interagir com humanos e sobretudo conversar dando conselhos, ou contando histórias…
Eu acho-o encantador!
Como a criatura se encontra associada ao Halloween, e como é nesta altura que se fazem as colheitas, é por superstição que os lavradores deixam restos das colheitas "(Pooka's share") nos campos dizendo ser para Púca. Garantem assim que este não faça das suas nas próximas colheitas!
Superstição é, também, acreditar que as bagas que ficam queimadas depois de uma noite de geada, não se poderem comer, por ter sido o cuspe do Púca que as matou e por isso estarem envenenadas.
Não consigo entender porque é que os putos têm tanto medo desta criatura. Mas têm…
Dando uma de intelectual de esquerda repito o que vi em vários sítios onde pesquisei — sim o que os locais me contam é a ignição mas tenho sempre sede de mais —, que ao que parece, a personagem Puck, que cria o caos e é muito travesso, em Sonhos de uma Noite de Verão, de Shakespeare, foi inspirada no nosso Púca… (Fim da intelectualidade).
Bem ainda vão a tempo para irem ao famoso Festival Púca, em County Meath, com muita música, fogos, artesanato, e claro… muito álcool 😉 — cuidado é para o Púca não vos levar numa ride 🤭




Comentários