top of page

Bóra lá estudar?

  • luaemp
  • 15 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de nov. de 2023

A minha avó dizia muitas vezes que "o saber não ocupa lugar". Eu, amantíssima neta, soube desde cedo que ela tinha razão. Essa irritante mania, nas sociedades modernas, de haver especializações para tudo, é, do meu ponto de vista, uma forma muito restritiva de conhecimento, já que o afunila a uma área ínfima, impedindo o absoluto prazer que é, para mim, conhecer. Metaforicamente, faz-me lembrar aqueles putos que passam o dia inteiro com os olhos enterrados num ecrã de um tablet ou telemóvel, a jogar o mesmo jogo sem se aperceberem de mais nada do que se passa à sua volta. Além do mais, tenho uma costela aristotélica mais concretamente da sua visão holística. Dizia Aristóteles que "o todo é maior do que soma das partes"... excluam a matemática, e verão que em todos as outras áreas de conhecimento isto é uma verdade insofismável. 

Mas pontos de vista à parte, vim falar-vos de formação. 

À parte de ser uma boa forma de preencherem o vosso tempo livre, ou pelo menos algum,  dá-vos ferramentas úteis para exercerem com profissionalismo a vossa/nossa, actividade. Quer venham com alguma formação na área de saúde, geriatria ou afins, quer não a possuam, podem inscrever-se em múltiplos cursos, que além de vos enriquecer, vos certifica, internacionalmente, para o exercício desta profissão.

A empresa, Alhomecare, já vos falei disto, oferece não apenas um curso in-house concebido e realizado por eles, mas também uma variedade de outras opções de formação. Ficam algumas:


1•Home Based Care – "Understanding Dementia and Looking after Yourself", Este curso, oferecido pela respeitável Alzheimer's Society of Ireland, destaca-se pela sua utilidade extraordinária. Este curso proporciona aulas online, material para download, a submissão de trabalhos online e a realização de um exame.

O programa abrange os seguintes tópicos:


  • Mudança de Relacionamentos e Acesso à Informação.

  • Comunicação e Manutenção da Atividade.

  • Comportamentos Responsivos e Segurança em Casa.

  • Cuidados Pessoais.

  • Nutrição e Alimentação Saudável.


2•Prevenção e Compreensão da Demência

Dois cursos valiosos oferecidos pela University of Tasmania — The Wicking Dementia Center. Ambos são leccionados online, fornecendo material e chat, e um exame final.


4•QQI (Quality and Qualification Ireland) level 5.

  • A empresa propõe o Minor Award, composto por 2 módulos: Care Skills (12 semanas) e Care the Older Person (12 semanas).

  • O curso online inclui materiais de estudo, bibliografia, avaliações obrigatórias por módulo e submissão de trabalhos académicos. As "drop sessions" semanais permitem esclarecimento de dúvidas, e o tutor está disponível por email ao longo do curso.

  • Este curso é parcialmente pago por vocês, com a empresa a financiar a outra parte. A vossa parte ser-vos-á restituída caso permaneçam na empresa por 1 ano.

  • A empresa tem parceria com o Open College, mas também pode ser realizado de forma independente em outro instituto.



A Alison tem uma quantidade de cursos interessantes entre os quais um que recomendo se não tiverem nenhuma noção de CPR (cardiopulmonary resuscitation — em português RCP (ressuscitação cardiopulmonar). É sempre bom saber o que fazer quando alguém pára de respirar e fica sem batimentos cardíacos, sendo que a janela de tempo é curta. Sempre disse que este curso deveria ser obrigatório desde a escola primária, mas ninguém me ouve!

Porém, tenham em conta, e é das primeiras coisas que devem perguntar ao cliente, se ele tem algum documento onde espelhe a sua vontade de, caso algo aconteça, não querer ser ressuscitado. A ordem de não ressuscitação (DNR do not resuscitate), é um documento que fica arquivado com o médico de família (GP), e enquanto cuidadores vocês têm que saber se essa ordem existe para poderem actuar em conformidade. Por muito que vos custe, não vão ressuscitar uma pessoa que expressamente pediu para o não ser. Nesse caso, é crucial comunicar essa informação aos socorristas da ambulância.


Agora, meninas e meninos, senhoras e senhores a notícia mais interessante. As coisas que eu descubro para vocês!

O Estado, Health Service Executive, tem cursos online, que são obrigatórios para os trabalhadores da HSE, nossos parceiros imprescindíveis no dia a dia. Pasmem se quiserem, pois vocês podem igualmente fazê-los.

Inscrevam-se no site HSeLanD


Qual a vantagem?

Várias. Para além do tal "conhecimento não ocupa lugar ", mantêm-se actualizados. Segundo, imaginem que se cansam de estar só a tratar e a viver em casa de um cliente e querem ter mais opções. Pois estes cursos oferecidos pelo Health Service Executive, abrem oportunidades de trabalho no HSE, seja em domicílio, hospital ou lar.

São de curta duração, (apenas em média de 40 minutos) com certificado assim que concluídos, e registados imediatamente no sistema do HSE.

Na eventualidade de concorrerem a um cargo público, eles têm tudo arquivado. 😉

Se não for essa a intenção, ficam com um CV muito catita, cheio de certificações… Pode dar jeito para quando regressarem a Portugal ou se quiserem ir trabalhar na área para qualquer outro país. 


Obviamente as hipóteses não se esgotam nestes cursos, podem fazer, por exemplo, de nutrição, de reflexologia, Primeiros Socorros (a Irish Red Cross, por exemplo, tem um gratuito e online)…

Divirtam-se acima de tudo!



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Irlanda: cuidando dos cuidadores e outras coisas que me passam pela cabeça.... Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page