Em busca do peixe perdido
- luaemp
- 13 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Isto só pode ser karma!
Primeiro foi a Holanda, onde também fui cuidadora, com a sua gastronomia mergulhada em molhos… carne, muita carne, e nada de peixe. Não existem peixarias, nem nos supermercados, e nestes apenas se encontra, salmão e bacalhau fresco. Valiam-me o mercado semanal, onde a roulotte do peixe me regalava as vistas e, mais tarde, as papilas gustativas quando me alambazava com o sabor de um peixinho fresco!
Mas c'os diabos, a Irlanda é uma ilha, certo? Uma ilha é, por definição, uma porção de terra cercada, no caso, por mar… Onde raios está o peixe????
Digo-vos, é exactamente como na Holanda, com a agravante de que no mercado semanal, o peixe nem é tão variado nem tão fresco como o da Holanda…
Karma, só pode…
Depois, é claro, babam-se todos quando falam da maravilhosa comida portuguesa ou espanhola, países que visitam com muita frequência, do "barbecue de sardines" e de outros peixes de que nunca ouviram falar na vida… E eu babo-me junto… Olhando a lata de sardinhas à minha frente e sofrendo de miragem como os viajantes no deserto, vendo no seu lugar um maravilhoso robalo grelhado com batatas a murro e salada!!!
Honestamente chego a duvidar que o popular "fish and chips" contenha algo mais para além das "chips"...
E por falar em "chips", são doidos não só por elas — há lojas especializadas: ele com alho, com bacon, com ketchup, maionese, ervas, até sandes de chips, enfim — mas por batatas de todas as maneiras (tal e qual os holandeses). Difícil foi explicar-lhes a nossa batata a murro, que inevitavelmente, se apressam a traduzir por "mashed potato" (batata esmagada)... Só que não, nada a ver! Com alguma persistência na descrição, lá aprendem que a "tradução" precipitada é muito googliana e por isso deixa muito a desejar…




Como compreendo, estando eu a viver na Irlanda, ando há meses a sonhar com um belo peixe no forno, e nada...
Pois nada, mas não é para aqui com certeza 😜
Que nunca te falte a boa da conserva portuguesa! ;)
É que é mesmo isso....!